sábado, 23 de abril de 2011

Cuca de maçã sem glúten!

Se tem uma coisa que me deixa extremamente feliz é quando testo uma receita sem glúten e dá certo. É que as farinhas usadas para substituir o trigo são diferentes...tem o ponto diferente, entendem? Então às vezes parece que vai ficar bom e não fica.
Essa receita de Cuca eu peguei no site da Acelbra de Joinville. A original é de banana, foi a primeira que experimentei, e hoje fiz com maçã e cobertura de nata com açúcar e canela.
Além de linda, ficou deliciosa. Modéstia passou longe...afff...é felicidade mesmo!

Se não falar que é sem glúten nem dá pra perceber. A massa ficou super fofinha.
Se alguém quiser experimentar, aqui está a receita.

2 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de fécula de batata ( usei farinha preparada)
1 colher (sopa) fermento em pó

E agora o pulo do gato...Bata tudoo no liquidificador. (ô coisa boa..rs)

Forma pequena untada com margarina e enfarinhada com farinha de arroz, somente no fundo, assim o bolo cresce por igual.

Essa massa fica pastosa, na primeira achei até que não fosse dar certo, mas dá.
Cubra com fatias de maçãs ou bananas.
Leve ao forno pré-aquecido por uns 35 minutos.
Misture a coloque sobre o bolo ainda quente:
3 colheres de nata
2 colheres de açúcar
Canela

Além da doença celíaca eu também tenho intolerância à lactose, mas para esta última eu tomo comprimidos de Lactaid quando sei que vai leite ou derivados na receita.
Não suporto leite de soja e vou me virando assim.
Por hoje é isso, nada de scrap, só um bolinho para o café de Páscoa. ;)
Obrigada pelos recadinhos sobre as marmitinhas, adorei!
Que seja maravilhosa e doce a sua Páscoa!

Bjos e fiquem com Deus.

Mari

Posted by Picasa

7 comentários:

Marcia Felício disse...

Oi Amore!!!
Que delícia, senti o cheirinho dessa torta daqui...com as tuas mãos tudo fica delicioso...hummm aquela de banana do evento da Flávia que você fez...afff que delícia!!!!

Passei pra te desejar uma super Páscoa, tudo de bom pra ti e pros teus meninos!!!
Beijos com sabor de chocolate

Ana Castro disse...

Oi Mari!! Vou testar, amo cuca de maçã!! Feliz Páscoa!! Saudades de vc!! beijo

Déa Café disse...

aiiiiii que delícia, mari!!!! aguou a boca!!rsrs
tudo joia com vc? saudades de passar por aqui!!! feliz páscoa para vc e família!
menina, vc tá nessa tbém? minha nutricionista me tirou o glúten e o leite... aff! rsrs desde outubro! e eu que sempre adorei leite! e trigo, rsrsrs. não tenho intolerância forte, mas sem esses dois estou me sentindo bem melhor! eventualmente como algo. o duro é que minha dieta é hipocalórica tbém... pois estou muito acima do peso.
ai, ai... que vontade de fazer essa torta! e pode se gabar pq ficou linda!!! e deve ter ficado mto apetitosa! se gaba, sim!! rsrsrs não é fácil fazer essas receitas sem glúten, sem lactose, sem isso, sem aquilo, sem nada!! ahah aha ah! que horror! rsrsrs
parabéns!!! beijos!!

Patrícia disse...

Mas ficou com uma cara ótima, deu água na boca!
Como foi a Páscoa?
Boa semana pra ti.
Saudadinha!
Beijo.

Marcia Valesca disse...

Ficou lindo!!! Deu vontade de provar Mari.
Querida, espero que tudo esteja bem com você e sua família linda.
bjs

Claudinha Antunes BA disse...

Nossa, Mari
Deve ter ficado uma delícia!!
Olha seu blog está lindo, lindo cheio de coisas coloridas e delicadas! Parabéns e feliz dia das Mães!! Bjus

Rosangela "Ro" Philippsen disse...

Aaaaaamei a dica da cuca, e veio em ótima hora, pois ontem retomei meu Programa alimentar "Sem gluten&Sem lactose".
Vou fazer a cuca e te conto depois.
Saudades de você, querida!
bjs,